14 equipamentos de loja para melhorar a produtividade

Hoje em dia é impossível pensar na operação de um estabelecimento do varejo sem máquinas para auxiliar na operação.

Seja na produção de produtos ou como ferramenta para automação de processos, os equipamentos de loja possuem grande importância para a produtividade da empresa e, primordialmente, para a conquista de bons resultados.

Principais equipamentos de loja:

Para que você entenda melhor, separamos os equipamentos em áreas fundamentais de um estabelecimento do varejo: PDV, salão, açougue, segurança e padaria.

Descubra:

Equipamentos de loja para PDV

1. Computador:

Esse equipamento tem a função de servir como ferramenta para a execução de programas, sistemas e aplicativos com o fim de ajudar o varejista gerir e a operar a sua empresa.

Contar com um computador que, sobretudo, funcione em sintonia com o ponto de venda, é essencial para o gestor garantir o sucesso da operação de venda e, ainda, impedir problemas no PDV.

2. Impressora Fiscal:

A impressora no PDV tem a função de garantir a emissão do comprovante fiscal que será entregue ao cliente. 

Assim, independente da solução fiscal adotada por sua loja (ECF-IF ou ECF-MR), você terá que contar com um equipamento responsável pela impressão ou emissão de documentos fiscais, assegurando o cumprimento da lei.

Com a adoção da NFC-e em alguns estados, a impressora fiscal passa a ser dispensável. Isto é, a NFC-e é emitida por impressoras não fiscais

3. Gaveta de dinheiro:

É um equipamento importante para a operação de venda de uma empresa, além de garantir o armazenamento das moedas e notas, ela é responsável por automatizar e agilizar o processo de venda. 

Esse dispositivo deve estar conectado à impressora fiscal para, dessa forma, funcionar em conjunto com todos os sistemas que atuam no caixa no momento da venda.

Saiba tudo sobre gaveta de dinheiro nesse artigo.

4. Leitor de código de barras/Scanner:

Responsável pela leitura do código de barras, o equipamento é fundamental para a identificação do produto no PDV. Isto é, serve diretamente para agilizar o trabalho da pessoa responsável pela operação de venda.

Conheça os tipos de leitores de códigos de barras nesse artigo.

5. Balança de checkout:

Essa balança é integrada ao local do frente de caixa. Ou seja, é utilizada por alguns supermercadistas para pesar produtos do hortifrúti ou pães no momento do registro da compra no PDV.

Balança de ckeckout ou ilha de pesagem? Saiba qual a melhor opção para sua loja, veja esse artigo.

6. Nobreak:

Esse equipamento proporciona segurança de funcionamento para outros aparelhos da empresa. Desse modo, ele assegura o funcionamento mesmo em momentos em que o fornecimento de energia for comprometido. 

Há opções para impedir que a loja pare por falta de energia, usar o nobreak, o gerador, ou ambos.

Equipamentos de salão

7. Balanças:

A balança é o equipamento responsável por viabilizar a venda de produtos pesáveis em estabelecimentos comerciais. 

Áreas como açougue, hortifrúti e padaria contam com uma grande quantidade de produtos que são pesados na loja e, por isso, necessitam de uma balança para que a venda aconteça.

8. Coletor de dados:

A função primordial do coletor de dados é fazer leitura de informações. Boa parte das rotinas de uma loja são relacionadas aos produtos. 

Seja na conferência dos pedidos, no recebimento de mercadorias, na conferência de notas fiscais, no inventário de estoque, na pesquisa de preços, etc. 

A adequada utilização do coletor propicia um ganho de produtividade por meio da agilidade de processos e da eliminação de erros em lançamentos.

9. Impressora de etiquetas:

É o equipamento de loja responsável por fornecer o rótulo que contém as informações para que, dessa forma, seja feita a identificação dos produtos nas prateleiras e gôndolas. 

As vantagens de contar com um processo eficaz de identificação de produtos são percebidas em atividades essenciais da empresa, como, por exemplo, o processo de precificação.

Escrevemos um artigo apresentando detalhes sobre a impressora de etiquetas, confira nesse LINK. 

Equipamentos de açougue

Para as empresas que possuem setor de açougue, alguns equipamentos são indispensáveis para a preparação, conservação e comercialização de produtos. As principais máquinas que fazem parte desse setor são:

10. Moedor/Picador:

Serve para moer a carne que será vendida nessa forma.

11. Serra fita:

Esse equipamento de loja serve para cortar grandes pedaços de carne e, dessa forma, facilitar a conservação, exposição e venda.

12. Amaciador de bife: 

Esse equipamento deve ser utilizado para amaciar (processar) carnes sem ossos.

13. Embaladora: 

Tem a função de agilizar o processo de embalagens de carnes e frios no açougue de uma loja.

14. Fatiador: 

Equipamento de loja responsável por fatiar frios, que, normalmente, são produtos bastante procurados pelos consumidores.

Equipamentos de padaria

Caso seu estabelecimento conte com uma padaria, você precisará contar com alguns equipamentos específicos. 

Em síntese, essas ferramentas vão depender da demanda, do espaço que será utilizado e do objetivo, pois é preciso saber se você irá produzir produtos ou apenas comercializá-los.

Os principais equipamentos que estão presentes na padaria são: forno, masseira e batedeira.

Equipamentos de segurança

O sistema de segurança de uma empresa também conta com alguns equipamentos, esses aparelhos ajudam a assegurar o controle da movimentação das dependências, evitando, desse modo, assaltos e furtos dentro do estabelecimento.

Os principais equipamentos voltados para a segurança são: equipamentos de vídeo monitoramento (câmera e tvs), alarmes, antenas antifurto e o cofre inteligente. 

Como escolher os equipamentos de loja

Na hora de escolher os equipamentos para sua loja é fundamental que você procure uma empresa especializada em atender estabelecimentos como o seu. 

Em resumo, a experiência no mercado será importante para orientações e para assegurar que, assim, você tome a melhor decisão.

Além disso, alguns elementos devem ser analisados, a manutenção que é oferecida pela empresa e o suporte prestado à sua loja são pontos fundamentais. 

Uma vez que isso garantirá que você não tenha dores de cabeça no momento em que necessitar de algum atendimento por parte da fornecedora de equipamentos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar o conhecimento adiante.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, mande para nós no Fórum InfoVarejo!

Fonte: https://www.infovarejo.com.br/14-equipamentos-de-loja/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *